Um incêndio de grandes proporções consumiu, na madrugada de ontem, quarta-feira, as bancas de venda de vestuários, calçados e outros artigos, no mercado progresso, na cidade de Nampula.
Relatos de testemunhas no local, indicam que o fogo começou por volta das 03 horas quando repentinamente se viu uma fumaça no interior do estabelecimento comercial, supostamente, causada por curto circuito numa das barracas.
Um dos proprietários das barracas, Abdulremane Assalamu, disse que não sabe explicar como terá acontecido o curto-circuito, uma vez que as instalações eléctricas pareciam estar tudo em ordem.
Entretanto, o pior não aconteceu, graças a presença dos técnicos da Empresa Electricidade de Moçambique (EDM), que se fizeram ao local e atempadamente removeram o cabo de energia, que alimenta o mercado, e o corpo do Serviço Nacional de Salvação publica (SENSAP), para debelar as chamas.
No local, o wamphula fax ficou a saber que os proprietários das lojas conseguiram recuperar maior parte dos seus bens e o dinheiro nos cofres.
Até a saída da nossa reportagem no local, a Polícia da República de Moçambique (PRM) e municipal, ainda se encontrava no local, com vista a manter a ordem e tranquilidade pública, como também fiscalizar evitando possíveis casos de assalto.
Importa referir que, o mercado progresso é explorado, maioritariamente, por vendedores estrangeiros de nacionalidade somali.
