A Haiyu Mozambique Mining, uma empresa de mineração, vai construir salas de reuniões nas comunidades, no distrito de Angoche, em Nampula, para acolher encontros de planificação e execução de actividades locais, no âmbito do desenvolvimento da região.
O administrador do distrito de Angoche, Bernardo Alide, que na segunda-feira procedeu ao lançamento da primeira pedra, para simbolizar o início das obras, explicou que para além de sala de reuniões, serão construídos um gabinete e casas de banhos.
“Esta actividade deveria ter tido lugar faz algum tempo, o que não foi possível por razões de vária ordem, mas, felizmente já estamos a realizá-las, o que para nós é um grande ganho, porquanto as nossas comunidades vão ter um espaço onde poderão debater e decidir sobre suas vidas, no quadro de desenvolvimento local”, explicou Alide.
Apelou a Haiyu Mozambique Mining, empresa que está a financiar as obras, no âmbito da responsabilidade social e corporativa, e o empreiteiro, para observar o cronograma de actividades.
Vivaldo Jossai, da Haiyu Mozambique Mining, assegurou na ocasião que tudo será feito para honrar os prazos, referindo que os espaços físicos ora em construção, não serão usados apenas para questões que tenham a ver, exclusivamente, a relação entre sua empresa e as comunidades.
“Serão espaços onde as comunidades poderão reunir-se e discutir a sua vida, o desenvolvimento local, resolução de problemas relacionadas às comunidades, porque nós somos responsáveis pela participação, inclusão e transparência”, disse Jossai.
