SDPIs recebem motorizadas em Nampula

SDPIs recebem motorizadas em Nampula

Os Serviços Distritais de Planificação e Infraestruturas (SDPI), de Meconta, Nacarôa, Mogincual, Ilha de Moçambique, Memba, Mossuril, Larde, Nacala, Liúpo e Nampula, acabam de receber motorizadas, para melhorar o processo de fiscalização dos Sistemas do Abastecimento da Água (SAA) e obras do género, construídas no âmbito do Programa Nacional de Água e Saneamento Rural (PRONASAR).

Os meios circulantes, doados pela SNV, uma organização não-governamental, foram entregues pelo Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, que na ocasião exortou aos beneficiários, os directores do SDPI, para fazerem melhor uso dos meios.

“Estas motorizadas são para facilitar o vosso trabalho, enquanto técnicos da área de planeamento e infra-estrutura, de fiscalização do funcionamento dos Sistemas de Abastecimento de Água. Felizmente a nossa taxa de cobertura é de 58 por cento e pretendemos chegar a 80 por cento, em 2024”, referiu Rodrigues.

De acordo com o governante, o desiderato acima referido, decorrerá dos esforços do governo e seus parceiros, no quadro de provimento de água potável e combate às doenças de origem hídrica.

Por sua vez, os Directores dos SDPIs asseguraram que os meios de transportes serão usados para o fim para qual foram disponibilizados.

“A fiscalização será feita de forma cabal, porque antes deste apoio, não era possível fazer este trabalho devido a falta de meios. Os que existiam não eram suficientes, para além do problema de degradação das vias de acesso, que não permitem uso de viaturas, mas sim motorizadas”, disse Félix Nacomo, director do SDPI de Meconta.