A falta de uma vala de drenagem das águas pluviais, no bairro de Muahivire-expansão, na cidade de Nampula, mais concretamente nas proximidades da escola primária da Serra da Mesa, está a provocar erosão de solos, situação que ameaça algumas residências construídas nos espaços adjacentes ao estabelecimento de ensino.
Luís Pondja, morador da zona, que falou a nossa reportagem, explicou que aquando do início das obras de construção da estrada N104, que liga a cidade de Nampula a Vila de Nametil, os moradores haviam reunido com técnicos da Administração Nacional de Estradas (ANE), para lhes notificar da necessidade de construção de uma vala de drenagem no local, para gestão das águas que seriam escoadas pelo aqueduto da rodovia.
“Garantiram-nos, na altura, que seria construída a tal vala de drenagem, mas até hoje, depois da inauguração da estrada, nada aconteceu e estamos a sofrer. Por conta da força da água, uma idosa ficou sem a sua habitação e bens”, disse Pondja.
Cumuaha Henriques, um outro morador afectado pelo problema, apelou a quem de direito para escutar o grito de socorro dos moradores.
“Estamos a falar de uma rua que antigamente carros e pessoas passavam livremente. Hoje não se verifica, a empresa que estava a construir a estrada abriu um aqueduto para escoar a água e, entretanto, não construiu uma vala de drenagem para gestão da mesma”, sustentou Henriques.
Tentativas foram feitas, mas não foi possível ouvir a reação da delegação provincial da Administração Nacional de Estradas – ANE, em Nampula.
