Mais de 100 reclusos restituídos a liberdade em Nampula

Mais de 100 reclusos restituídos a liberdade em Nampula

Um total de cento e catorze reclusos dos estabelecimentos penitenciários regionais norte e provincial de Nampula foram no último sábado restituídos a liberdade, no âmbito do indulto concedido pelo Presidente da República (PR), Filipe Nyusi.

Entre os reclusos perdoados pelo bom comportamento, que terão a liberdade condicional, deixando assim os estabelecimentos penitenciários em que cumpriam a pena de prisão, para retornar a vida normal e ao convívio familiar, o destaque vai para doentes crónicos.

O director do Estabelecimento Penitenciário Regional Norte de Nampula, Sérgio Cumbana, entende que o indulto concedido a este grupo de reclusos vai de certa forma ajudar a descongestionar os estabelecimentos penitenciários em que este grupo cumpria as penas de prisão pela condenação do tipo de crime cometido.

No cômputo geral, o responsável fez saber que no estabelecimento penitenciário regional norte de Nampula o maior da província, o indulto abrangeu 56 reclusos, enquanto que no estabelecimento penitenciário provincial de Nampula, o perdão concedido abrangeu 58 reclusos.

Na mesma ocasião, este responsável reconheceu que o problema de superlotação dos estabelecimentos prisionais é uma realidade na província.

Por sua vez, o governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, que dirigiu o acto, disse que uma vez restituídos a liberdade, os reclusos devem continuar a pautar por um bom comportamento na sociedade, a semelhança do que demostraram durante o cumprimento das penas de prisão a nível dos estabelecimentos prisionais.

“Não voltem a cometer os mesmos erros, que vos levaram a ser condenados e estarem em reclusão, portanto sejam exemplares na sociedade, nas vossas famílias mostrando que o mal não ajuda” – apelou Rodrigues.