As empresas transportadoras rodoviárias que exploram as rotas interprovinciais ligando Nampula às províncias da Zambézia, Manica, Sofala e Maputo não estão a suportar a enorme procura por parte de passageiros, que pretendem passar a quadra festiva em vários pontos daqueles locais ou mesmo fazer a ligação para outros.
Os autocarros para as cidades de Maputo, Beira, Chimoio e Quelimane saem diariamente lotados e muitos são os cidadãos que não conseguem adquirir o bilhete, nalguns casos ainda para este ano, pois só há lugares para os primeiros dias de Janeiro.
“Esse dilema começou na semana passada. Não há lugares para o transporte na rota interprovincial. Todas as companhias não estão a conseguir responder a procura nas rotas interprovinciais”, disse ao nosso jornal, o presidente da Associação dos Transportadores (ASTRA), em Nampula, Luís Vasconcelos.
Em relação as rotas interdistritais, a fonte, disse que, pese embora algum fluxo ainda se consegue lugar no mesmo dia por exemplo para viajar de Nampula a Nacala, Ilha, Monapo, Mossuril, Malema e Ribàué denotando-se alguma escassez nas rotas para Moma, Angoche e Namapa, este último porque muitos fazem a ligação para os distritos de Cabo Delgado.
No que diz respeito aos preços praticados, mesmo ante desta procura, a fonte diz não ter conhecimento de queixas de eventuais subidas especulativas.