Retomou na manhã de ontem, quinta-feira, a circulação de comboios no troço Cuamba-Moatize, interrompida desde o dia 25 de Dezembro, devido ao descarrilamento de 36 vagões carregados de carvão, duas locomotivas e um semi-tombamento de mais duas, na localidade de Tòbué, distrito de Mecanhelas, Província de Niassa.
A informação foi dada a conhecer no final do dia de ontem pela empresa Nacala Logistics, responsável pela logística de carvão e mercadorias no Corredor de Nacala, que voltou a assegurar a não ocorrência de danos humanos e nem materiais ao redor da comunidade onde o acidente aconteceu.
“Desde o ocorrido, a Nacala Logistics mobilizou diversas equipas técnicas e operacionais para o mais rapidamente possível repor a transitabilidade segura da via. Até ao momento, não há registo de feridos e danos a comunidade ao redor e a empresa analisa as prováveis causas do descarrilamento do comboio que fazia o sentido Moatize-Nacala” – lê-se numa nota de imprensa enviada à nossa redacção.
Salientar que, este é o segundo descarrilamento de comboios da empresa em poucos dias, pois na semana passada, houve descarrilamento de comboio, também, sem vítimas, na região de Malema, em Nampula, onde registou-se danos graves na linha férrea, facto que obrigou a empresa a interromper o serviço de comboio de passageiros – Nampula – Cuamba, num periodo de duas semanas.