Moto-táxis fazem ligação interdistrital em Nampula

Moto-táxis fazem ligação interdistrital em Nampula

A escassez de transporte púbico semicolectivo, “vulgo chapa 100” os moto-taxistas são contratados e usados como alternativa, desde Dezembro último, para fazer a ligação entre os distritos de Nampula e Liupo, numa distância de cerca de 100 quilómetros, segundo deu a conhecer o presidente da Associação dos Voluntários e Orientação dos moto-taxistas (AVOTANA), Alberto José.

A nossa reportagem soube que a falta de chapa 100, que se regista naquele troço é devido a degradação acentuada da estrada.

De acordo com José, um total de 20 operadores de moto-táxi têm estado a garantir diariamente o transporte de pessoas e bens, entre aqueles dois pontos, onde cobram 500 meticais por viagem, contra os 400 Meticais praticados pelos transportadores que exploram aquela rota.

“Estamos satisfeitos, porque temos tido muita aderência de clientes, que procuram pelos nossos operadores” -disse José.

A fonte referiu que, desde que os seus associados começaram a fazer carreira entre cidade de Nampula/Liupo, nenhum passageiro apresentou queixa sobre alegado mau serviço prestado.

“Os operadores de moto táxi envolvidos nesta actividade, beneficiaram de uma capacitação, sobre condução responsável, prudente e cumprimento de todas as regras elementares de trânsito na via pública” -assegurou José.

Para evitar infiltrados e conferir segurança aos passageiros, todos os operadores de moto-táxis associados a AVOTANA, que exploram aquela rota, foram atribuídos crachás.

Em média, os operadores de táxi-motos fazem quatro viagens por dia, contra 1 única viagem dos transportadores que usam viaturas.

A AVOTANA, em Nampula, conta actualmente com pouco mais de 6 mil operadores de moto táxi, distribuídos pelos distritos da província.