Uma pessoa morreu, na segunda-feira, em consequência do desabamento da ponte metálica sobre o rio Muririmwe, no distrito de Mogovolas, em Nampula, causado por um camião que transportava madeira neste ponto da província, deixando condicionada a circulação de pessoas e bens.
Segundo soube o nosso jornal, o incidente aconteceu no período da tarde, no troço entre a vila de Nametil, no distrito de Mogovolas e Chalaua, em Moma, com um camião que saia do distrito de Larde, em direcção à cidade de Nampula.
A vítima mortal é o ajudante do camião, que não resistiu os embates das madeiras que caíram sobre ele, enquanto que o motorista saiu ileso.
O trânsito neste troço encontra-se condicionado e o administrador do distrito de Mogovolas, Emanuel Impissa, explicou ontem que a carga transportada estava acima das capacidades da ponte.
“Neste momento, enquanto o caudal do rio permite, a travessia está a ser feita debaixo da ponte, mas deve ser com viaturas que tenham tração as 4 rodas. Assim que as chuvas se intensificarem, não teremos o trânsito”, alertou Impissa.
Acrescentou que se tratando de um património do Estado, serão seguidos os trâmites legais para a responsabilização do madeireiro.
“Tivemos também um caso do género no ano antepassado na mesma ponte e o processo está a seguir os seus trâmites legais para a responsabilização, de modo a desencorajarmos atitudes dessa natureza”, frisou o administrador.