Funcionários do município de Nampula sem salários há três meses

Funcionários do município de Nampula sem salários há três meses

O Conselho Municipal da Cidade de Nampula está há três meses – Outubro, Novembro e Dezembro de 2023 – que não paga salários aos seus funcionários, situação que está a criar mau estar e improdutividade naquela instituição.

O “desespero” dos trabalhadores da edilidade acentuou-se com a suspensão, em Dezembro findo, do mandato do edil Paulo Vahanle, por ordens do tribunal, por alegado incitamento à desobediência civil, durante as manifestações convocadas pela Renamo, em Nampula, contra os resultados eleitorais

Em conversa com o Wamphula-fax, alguns funcionários contaram que, para sobreviver, têm estado a recorrer aos agiotas, o que agrava mais a já precária situação financeira deles.

 “O ano lectivo escolar vem aí e não sabemos se vamos receber o 13º salário. O que sabemos é que o mandato do presidente Paulo Vahanle termina ainda este mês de Janeiro e ele está suspenso das suas funções”, disseram os funcionários.     

Refira-se que, Vahanle justificou de forma reiterada em todas as sessões da Assembleia Municipal, realizadas no ano passado, que o atraso no pagamento dos salários dos funcionários está relacionado com a falta de transferência do Fundo de Compensação Autárquica (FCA) pelo governo central.