Arrancou a maior festa desportiva escolar do país

Arrancou a maior festa desportiva escolar do país

Vinte anos depois, a cidade de Nampula volta a acolher a fase nacional dos jogos desportivos escolares, naquilo que constitui a maior festa desportiva dos alunos. Ontem, o Estádio 25 de Junho foi pequeno para albergar tanta alegria envolvente dos atletas, professores, encarregados de educação e muita criançada que estiveram a testemunhar a abertura deste festival.

São cerca de 1500 atletas que até ao próximo dia 17 de Maio corrente vão estar envolvidos na disputa de oito modalidades desportivas, em representação das 11 províncias do nosso país, em masculinos e femininos.

Nos discursos de ocasião foi recomendado que, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano em Moçambique deve aprimorar os laços de união com academias de formação desportiva existentes nos distritos e capitais provinciais, para que possa acompanhar a evolução dos talentos que participam nos festivais dos jogos desportivos escolares a vários níveis, como forma de assegurar o seu aproveitamento interno e externo.

Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique, falando na cerimónia de abertura daquela festa desportiva, disse que tal desafio foi lançado por Geny Catamo, internacional moçambicano, que actua como extremo na equipa principal do Sporting Clube de Portugal, na modalidade futebol.

O presidente disse no seu discurso, que na conversa com Catamo, em Portugal, o atleta referiu que Moçambique despõe de muitos talentos desportivos que se perdem, por falta de acompanhamento, dai a necessidade do governo, através do sector da educação, fortificar os laços de cooperação com as academias de formação desportiva, de modo que os atletas que participam dos jogos desportivos escolares possam desenvolver as suas habilidade para representar o país nas diversas competições em diferentes modalidades.

“O Geny disse, Moçambique tem muitas crianças talentosas. Nós, como governo, precisamos nessa XV edição dos jogos escolares intensificar as cooperações com diferentes academias desportivas para que os atletas desenvolvam as habilidades”, referiu o presidente 

O Chefe do Estado pediu aos participantes a solidarizarem-se com os colegas que na província de Cabo Delgado sofrem os ataques bárbaros dos terroristas.

Ontem, na abertura oficial dos jogos, teve lugar um jogo de futebol de 11, entre as seleções masculinas de Nampula e Zambézia, e alguns dirigentes como o Presidente da Republica, a Ministra da Educação, o Secretário de Estado dos Desportos e o Governador de Nampula, integraram momentaneamente as duas equipas. Hoje arrancam os jogos nas diversas modalidades, com partidas agendadas nos pavilhões abertos e fechados da cidade (basquetebol, andebol, voleibol, xadrez e jogos tradicionais), bem assim no estádio 25 de Junho (atletismo) e nos campos de Namutequeliua e do IFPN (futebol 11), com início às 9 horas.