O cabeça de lista do partido FRELIMO para o cargo de governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, vulgarmente conhecido como Tio Salim, garantiu, ontem, sexta-feira, em Mossuril, que será um dirigente que trabalhará da base ao topo, focando a sua atenção nos comités de círculo dos bairros e postos administrativos do distrito, para promover um desenvolvimento rápido, caso seja eleito no escrutínio de 9 de outubro próximo.
Para o efeito, afirmou que trabalhará lado a lado com os líderes comunitários locais, desde o primeiro até o último escalão, para captar as reais necessidades da população local.
Tio Salim falava durante a sua apresentação pública pelo primeiro secretário do comité provincial do partido FRELIMO, Luciano de Castro, à população da vila municipal do distrito de Mossuril. Ele explicou que, entre os cinco programas prioritários de seu manifesto eleitoral, a ser divulgado durante a campanha que terá início no próximo dia 24 deste mês, uma de suas grandes apostas será a reabilitação de estradas, para garantir o desenvolvimento das regiões, além da reabilitação de unidades sanitárias.
“Não me joguem em um rio com crocodilos, porque se eu vier aqui e não me disserem o que não está bem, vou sair daqui convencido de que está tudo bem”, alertou Tio Salim à população de Mossuril.
A título de exemplo, Tio Salim prometeu a alocação de uma máquina de raio-x nos serviços de ortopedia do centro de saúde do distrito de Mossuril, onde será feito o diagnóstico de pessoas com fraturas e outros tipos de lesões.
“Em Lunga já começou a construção do centro de saúde, e eu virei inaugurá-lo muito em breve. A esquadra da polícia já está a funcionar”, anunciou Abdula, acrescentando que se engajará ainda no sector da saúde para alocar medicamentos com vista a combater e erradicar a doença da sarna, muito frequente em Mossuril.
Para a camada jovem, Tio Salim prometeu a introdução de programas de formação profissional para a promoção do autoemprego, nas áreas de pesca, com vista a desencorajar o consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
“Vamos a Maputo procurar investidores para abrir lojas e vender material de pesca”, assegurou Abdula.
Ainda no acto de sua apresentação pública, Tio Salim ofereceu uma cadeira de rodas a um deficiente físico local, além de produtos alimentares compostos por arroz, farinha de milho, açúcar e óleo alimentar ao centro de saúde local.
Por sua vez, o primeiro secretário do comité provincial do partido FRELIMO, Luciano de Castro, indicou que a apresentação do cabeça de lista, Tio Salimo, está inserida no lançamento do estudo do manifesto eleitoral do partido FRELIMO, trabalho iniciado ontem, no âmbito da preparação para as eleições gerais de 9 de Outubro próximo.