Três novos sistemas, com capacidade para abastecer água a 500 pessoas cada, recentemente construídos pelo Conselho Municipal da cidade de Nacala-Porto, em Nampula, foram inaugurados nas comunidades de Massapone e Benfica, no bairro de Mathapue, e 1 de Junho, em Ontupaia.
Para os gestores da cidade de Nacala-Porto, o abastecimento de água à cidade constitui um desafio por vencer, uma vez que algumas famílias ainda recorrem às fontes tradicionais para buscar o precioso líquido.
Os três sistemas de abastecimento de água agora entregues foram construídos com fundos disponibilizados pelo Banco Mundial, na ordem de 30 milhões de meticais.
O presidente do Conselho Autárquico de Nacala, Faruk Momade Nuro, que procedeu à entrega das infraestruturas, explicou que as mesmas visam minorar o sofrimento das comunidades.
“O nosso desafio é levar água para mais 12 comunidades. Estamos a trabalhar para a materialização deste desafio”, assegurou Nuro, instando os munícipes a pagarem as taxas e impostos, para que a edilidade tenha robustez financeira e possa prover mais serviços.
Nuro exortou os residentes de Massapone, Benfica e 1 de Junho a serem vigilantes para evitar que pessoas de má-fé vandalizem aquelas infraestruturas.
Alguns moradores entrevistados pelo Wamphula Fax não esconderam a sua satisfação pela entrada em funcionamento dos sistemas.
O nosso jornal apurou que cada sistema de água conta com duas fontanárias para uso público sem custos, além de que cada infra-estrutura tem a capacidade de estender a rede para cerca de 500 clientes domésticos.