Tem vindo a aumentar o número de lojas, para venda de diversos produtos ou para a prestação de serviços, no recinto da Escola Básica 25 de Junho, no centro da cidade de Nampula, fenómeno que acontece com a alegada anuência do conselho da escola e a cumplicidade das autoridades da educação.
Segundo dados em nosso poder, a ocupação de parte do pátio daquele estabelecimento de ensino, destinado às brincadeiras dos alunos, no período de intervalo, começou em 2020.
Sobre o assunto, a nossa reportagem abordou o director adjunto pedagógico, Vasconcelos Muanamasse, para entender os eventuais termos de referência, para os interessados terem o aval de ocupação dos espaços e subsequente instalação de seus negócios.
“Alguns comerciantes aproximaram-se da escola e manifestaram interesse em explorar os espaços, uma vez que se trata de uma zona da cidade muito concorrida. Nós, como direcção, abordamos o conselho da escola, que anuiu, porque entendeu que se trata de uma forma de fazer face à falta de orçamento para o funcionamento, sabendo que o ensino básico é gratuito”, explicou Muanamasse.
Segundo ele, cada comerciante paga mensalmente a quantia de 3 mil meticais, valor que tem sido utilizado para as despesas correntes da escola, nomeadamente, o pagamento de salários dos dois guardas, entre outros.
De 2020 até esta data, foram construídas várias lojas, umas com actividade de reprografia, outras como papelarias e até unidades de restauração, como lanchonetes que servem refeições.
Convidado a comentar sobre o alegado uso de alguns compartimentos da escola por supostas trabalhadoras do sexo, que usualmente frequentam um “pub” localizado nas imediações para a prática de actos sexuais no período nocturno, a fonte assegurou que tal situação passou para a história.
“Quem facilitava essas indecências era um dos nossos guardas, mas já rescindimos o vínculo laboral dele”, explicou Muanamasse.
A Escola Básica 25 de Junho, segundo dados em nossa posse, conta com 2280 alunos, dos quais 1.436 são do ensino primário e os restantes 778 do nível secundário.
