Médicos removem azagaia alojada no olho de paciente

Médicos removem azagaia alojada no olho de paciente

Uma equipa de médicos oftalmologistas do Hospital Central de Nampula (HCN) realizou, na manhã desta segunda-feira (24 de Março), uma cirurgia considerada de alta complexidade para remover um objecto perfurante do olho de um paciente.

O HCN revela que o jovem, de 35 anos, foi admitido pelo Departamento de Oftalmologia com um instrumento contundente – identificado como uma azagaia – cravado no olho esquerdo.

A cirurgia foi liderada pelo oftalmologista e director clínico daquele hospital, Anselmo Vilanculos, e durou cerca de uma hora, num procedimento bastante delicado, pois o objecto estava profundamente inserido.
“Foi uma cirurgia complicada, que exigiu coragem e persistência de toda a equipa. Felizmente, o instrumento não atingiu directamente o olho, mas fragilizou alguns músculos ao redor”, explicou o médico.

Agora, os profissionais aguardam a evolução do paciente para avaliar a sua recuperação.
De acordo com o irmão do paciente, este trabalha como moto-taxista na zona de Muahivire, arredores da cidade de Nampula, onde foi agredido por dois indivíduos que se fizeram passar por clientes.

Os malfeitores, ao chegarem a um determinado local, lançaram uma azagaia contra o seu rosto, deixando-o ferido e caído na estrada, enquanto roubavam a sua motocicleta e outros pertences.
A azagaia é uma arma de arremesso utilizada por diversas culturas ao longo da história. A arma era comumente usada por povos indígenas para caça e pesca, devido à sua eficácia no arremesso e na perfuração de presas.