Município de Nacala firma parceria para impulsionar a educação

Município de Nacala firma parceria para impulsionar a educação

O Conselho Autárquico de Nacala e o Projecto Ubuntu, que actua no desenvolvimento da educação na região norte de Moçambique, assinaram recentemente um memorando de entendimento com o objectivo de melhorar os níveis de literacia entre os alunos do ensino primário.

Na ocasião, o presidente do Conselho Autárquico de Nacala, Faruk Momade Nuro, expressou a sua gratidão pelo trabalho da Ubuntu, destacando os impactos positivos das suas acções na aquisição de conhecimento por parte das crianças e adolescentes.

Para Faruk Nuro, esta parceria poderá atrair outros investidores e colaborações voltadas para a educação infantil. Como primeira iniciativa conjunta, as instituições preparam-se para realizar as Jornadas Científicas, evento que contará com participantes de vários quadrantes do mundo.

“A equipa do município deve trabalhar lado a lado com a Ubuntu para melhorar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, porque o conhecimento é poder. Mesmo os adultos devem envolver-se na aprendizagem”, afirmou o edil.

De acordo com Nuro, todas as acções visam reforçar o ensino primário ao nível das comunidades, sendo que a Ubuntu aposta em métodos inovadores, baseados em ferramentas e saberes locais, com vista à transformação social. O município, por sua vez, compromete-se a melhorar a qualidade das salas de aula.

A directora da Ubuntu, Christiane Maia, afirmou que ambas as instituições estão empenhadas em encontrar soluções colectivas para os desafios que afectam o ensino e a aprendizagem, promovendo o acesso livre ao conhecimento pelo grupo-alvo.

“O conhecimento só se fortalece com o acesso à informação, à educação, à cultura, aos instrumentos e aos espaços de aprendizagem. Por isso, é importante termos o município como parceiro nas nossas actividades, para tornar possível o festival do conhecimento”, destacou Maia.

Nos próximos dias, serão constituídas equipas técnicas conjuntas entre a edilidade e a Ubuntu, com a missão de dar seguimento ao plano de acção definido no memorando.