Oxfam e governo assinam memorando para transformar Nampula

Oxfam e governo assinam memorando para transformar Nampula

O Oxfam Moçambique, organização não-governamental, acaba de anunciar um novo pacote de abertura de horizonte de cooperação e mobilização de fundos, em articulação com o governo, destinado a financiar o desenvolvimento da província de Nampula.

O representante da Oxfam em Moçambique, Romão Xavier, falou ontem, sem avançar muitos pormenores, durante a assinatura de um memorando de entendimento com o Conselho Executivo Provincial de Nampula, para a implementação de programas nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, com financiamento do Reino do Canadá.

Xavier revelou ainda que a sua organização está a implementar, em três distritos de Nampula, um programa de resposta aos efeitos provocados pela tempestade tropical Jude, que em Março último fustigou algumas zonas da província.

Aliás, a organização trabalha em parceria com entidades locais, como a Ophenta, AMODEFA, CEPSA e Lambda, no domínio da saúde sexual e reprodutiva, bem como com a KULIMA na área humanitária.

“Temos, igualmente, o objectivo de ampliar a nossa presença não só em Nampula, mas em todo o norte de Moçambique, onde já actuamos em Cabo Delgado apoiando esforços de assistência às pessoas afectadas pelo conflito e, igualmente, pelos fenómenos climáticos, incluindo os ciclones que têm atingido a região norte”, referiu Xavier.

Adicionalmente, o responsável revelou que, ao nível da província do Niassa, decorre um programa de sistemas alimentares e agricultura, para além de iniciativas de resposta aos efeitos do fenómeno El Niño, caracterizado pela seca.

Importa salientar que a Oxfam Moçambique colabora com o governo moçambicano desde os primórdios da independência, em 1978, tendo centrado as suas primeiras intervenções no apoio ao processo de construção nacional e na assistência aos moçambicanos afectados pela guerra de libertação, bem como no apoio humanitário de emergência às comunidades, no domínio da produção agrícola e na promoção da segurança alimentar, entre outras áreas.

Por sua vez, o governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, afirmou que a assinatura deste memorando de entendimento simboliza um compromisso mútuo de cooperação, diálogo e trabalho conjunto em prol de objectivos comuns.

“Esta parceria não é apenas um gesto formal, mas sim uma aliança estratégica que visa reforçar a colaboração nas áreas da juventude e desporto, género, educação, saúde, ambiente e outras de interesse partilhado, procurando desenvolver acções concretas para o progresso da província de Nampula”, declarou Abdula, acrescentando estar confiante de que a colaboração entre ambas as partes se irá traduzir em resultados visíveis e benefícios reais para a população da província.

Contudo, o governante recomendou a necessidade de um trabalho conjunto com muito empenho, dedicação e visão de futuro, para que o documento rubricado não seja apenas mais um nos arquivos da instituição, mas se constitua como um verdadeiro instrumento de inspiração para a elaboração de programas centrados em resultados palpáveis.