O Conselho Executivo Provincial de Nampula (CEP) e a empresa Nacala Logistics, concessionária da linha férrea que liga o Porto de Nacala aos países do hinterland, assinaram, na passada sexta-feira, um Memorando de Entendimento com a duração de quatro anos, que visa estabelecer uma parceria estratégica para a implementação de iniciativas de apoio ao desenvolvimento nos distritos abrangidos pelo Corredor de Desenvolvimento de Nacala.
O acordo foi formalizado durante a cerimónia de abertura da VI Feira Económica Provincial – FENA, que decorreu na cidade de Nampula de 11 a 13 de Julho, tendo sido assinado pelo Governador da província, Eduardo Abdula, e pelo CEO da Nacala Logistics, B.P. Awasthi.
Ao abrigo deste memorando, serão desenvolvidas acções de formação e de envolvimento comunitário nos distritos de Nacala-Porto, Nacala-à-Velha, Mossuril, Monapo, Meconta, Nampula, Rapale, Mecubúri, Ribàué e Malema. O foco principal recai sobre as áreas de horticultura, avicultura, piscicultura e criação de gado, com vista à promoção da subsistência, geração de renda e estímulo à economia local.
Paralelamente, o entendimento prevê a implementação de projectos no sector da saúde, nomeadamente a reabilitação e valorização de unidades sanitárias existentes, através da alocação de equipamentos médicos e cirúrgicos essenciais, contribuindo para o reforço dos cuidados prestados à população.
Durante o seu discurso, o Governador Eduardo Abdula sublinhou que a parceria contempla ainda a reabilitação de infra-estruturas sociais, incluindo a esquadra policial vandalizada em Mutuali, no distrito de Malema, no decurso das manifestações pós eleitorais.
“Não será feito tudo de uma vez, mas ao longo de quatro anos. Vamos informar ponto a ponto à medida que for sendo implementado”, declarou.
Por sua vez, B.P. Awasthi destacou que o compromisso da Nacala Logistics vai muito além da actividade ferroviária, abrangendo o desenvolvimento integrado das comunidades locais.
“Para que qualquer nação em desenvolvimento possa crescer, há quatro áreas fundamentais que devem ser priorizadas: infraestrutura de transportes, serviços de saúde acessíveis, educação e um ambiente favorável ao investimento.”, afirmou.
