Ex-governador de Nampula acusado de tomar terreno do Estado

Ex-governador de Nampula acusado de tomar terreno do Estado

A Associação Koxukuru acusa o ex-governador Manuel Rodrigues de roubo descarado de terras do Estado, transformando hectares da Cidadela Administrativa, no bairro de Muahivire-Expansão, em sua propriedade privada e entregando parte a um empresário, numa operação rápida e obscura que exige investigação urgente.

Segundo a associação, a manobra terá ocorrido depois de o então governador ter tomado conhecimento de que não renovaria o mandato. Nessa altura, terá solicitado ao presidente do Conselho Municipal de Nampula, Luís Giquira, licenças de ocupação de solos e de construção de infra-estruturas privadas em terreno reservado ao Estado, numa área de aproximadamente dois hectares.

De acordo com a denúncia, no espaço situado ao lado da Delegação Provincial do INSS, Manuel Rodrigues construiu, em menos de dois meses, uma moradia.

Em frente a esta obra, prossegue a associação, decorrem trabalhos para erguer um Instituto Técnico de Formação Profissional, pertencente ao empresário Anafi Luciano. Este, para o efeito, requereu o trespasse da área a 30 de Dezembro de 2024, tendo a sua licença de construção sido emitida a 19 de Fevereiro de 2025.

Face a estas alegações, a Koxukuru apelou à Procuradoria Provincial e ao Gabinete Provincial de Combate à Corrupção para que investiguem o caso com celeridade, isenção e transparência.

A associação garantiu disponibilidade para colaborar nas investigações e, enquanto o processo decorre, solicita o embargo imediato das obras do suposto instituto, como medida preventiva.