Governo aposta em pontes metálicas para reposição das destruídas em Nampula

Governo aposta em pontes metálicas para reposição das destruídas em Nampula

O ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, anunciou esta quarta-feira, durante a cerimónia de inauguração da nova ponte sobre o rio Monapo, em Namialo, na EN1 — que assegura a ligação entre as províncias de Nampula e Cabo Delgado — que o Executivo irá disponibilizar pontes metálicas para substituir as de betão recentemente destruídas pelas chuvas intensas que se seguiram à passagem dos ciclones Chido, Dikeledi e Jude.

As novas estruturas serão alocadas à ponte sobre o rio Ampuesse, na ER689, que liga o distrito de Monapo a Mogincual; ao rio Mpuipui, na ER694, que conecta Ribáuè a Lalaua; e ainda ao rio Monapo, na ER698, que estabelece a ligação entre o posto administrativo de Nacavala, no distrito de Meconta, e o distrito de Muecate.

A destruição destas infra-estruturas tem vindo a condicionar gravemente a circulação rodoviária nestes troços.

A título de exemplo, a ligação entre o distrito de Ribáuè e a sede do distrito de Lalaua, que anteriormente se fazia em 80 quilómetros, passou a exigir um percurso alternativo de cerca de 330 quilómetros.

Segundo o ministro, encontram-se em curso contactos com parceiros de cooperação do Governo, no sentido de viabilizar a disponibilização das pontes metálicas.

Matlombe acrescentou que os trabalhos de reposição da transitabilidade rodoviária nos troços afectados não puderam avançar em simultâneo devido a limitações do Executivo. Todavia, assegurou que, após a colocação das pontes metálicas, o Governo irá mobilizar recursos para garantir soluções definitivas.