Um ataque terrorista ocorrido na passada terça-feira provocou o incêndio de 45 residências em dois povoados dos postos administrativos de Lúrio e Chipene, no distrito de Memba, província de Nampula. Apesar da destruição, não há registo de vítimas mortais.
De acordo com informações disponibilizadas pelas autoridades, 30 casas foram queimadas num dos povoados e as restantes 15 noutro.
O Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, confirmou os factos este sábado, durante a celebração do 33.º aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz. O governante explicou que os insurgentes entraram em Nampula a partir de Cabo Delgado, utilizando Memba como porta de entrada.
“Cometeram algumas acções, tendo incendiado residências da população em dois povoados, um no posto administrativo de Lúrio e outro no de Chipene”, confirmou.
Entretanto, as Forças de Defesa e Segurança reagiram de imediato, obrigando o grupo a retirar-se da região. Presentemente, decorre o levantamento do número de famílias deslocadas, que já se encontram acolhidas na vila sede de Memba, enquanto outras procuraram refúgio no distrito vizinho de Eráti.
Este é o segundo ataque terrorista registado em Memba. O primeiro ocorreu em setembro de 2022, na aldeia de Naminhanha.
De referir que, na província de Nampula, o primeiro ataque confirmado aconteceu no povoado de Kutua, distrito de Eráti, também em setembro de 2022.
