Detido por vender chamuças recheadas com soruma

Detido por vender chamuças recheadas com soruma

A Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Nampula, deteve um cidadão — cuja identidade não foi revelada — acusado de estar na posse de uma quantidade não especificada de chamuças que continham saquetas de cannabis sativa, vulgarmente conhecida por soruma.

Segundo o chefe do Departamento de Relações Públicas do Comando Provincial da PRM em Nampula, Dércio Samuel, o indivíduo foi interpelado de forma ocasional na via pública, esta terça-feira.

“Os agentes abordaram o cidadão e estranharam o tamanho das chamuças. Ao inspecioná-las, descobriram que, no interior, continham pequenas saquetas de soruma”, explicou Samuel.

De acordo com a mesma fonte, o detido confessou que as chamuças se destinavam ao seu pai, actualmente recluso na Penitenciária Regional de Nampula, o qual, segundo disse, tencionava vender o produto a outros detidos.

Na mesma ocasião, a PRM apresentou outro indivíduo acusado de burla, por ter enganado quatro cidadãos, prometendo facilitar o ingresso no Instituto de Formação de Professores de Monapo, mediante o pagamento de valores que variavam entre 70 e 80 mil meticais.

Como a promessa não se concretizou, as vítimas denunciaram o caso às autoridades.

“Estamos a trabalhar para neutralizar outros integrantes do grupo, pois acreditamos que o indivíduo não actuava sozinho”, acrescentou o porta-voz.

Entretanto, no posto administrativo de Anchilo, a PRM deteve um homem acusado de vender medicamentos furtados do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Interrogado, o suspeito admitiu que os comprava a um técnico de saúde, cuja identidade não revelou.

Durante a mesma apresentação, a polícia exibiu nove indivíduos indiciados em crimes de roubo em residências e na via pública, entre os quais um reincidente em furtos de motorizadas.

Por fim, foi igualmente apresentado um homem neutralizado após roubar 400 mil meticais a um agente de carteira móvel.

“O ladrão seguiu a vítima até casa. Quando esta foi à casa de banho, o suspeito entrou e retirou o dinheiro que estava escondido debaixo da cama. Ao aperceber-se do roubo, a vítima reagiu, mas acabou esfaqueada”, relatou Dércio Samuel.