Mulheres e grupos vulneráveis no centro da agenda de Gueta Chapo

Mulheres e grupos vulneráveis no centro da agenda de Gueta Chapo

O Gabinete da Esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, anunciou que as suas prioridades estarão centradas na mitigação da pobreza e na redução da vulnerabilidade de crianças, raparigas, mulheres, pessoas idosas, com deficiência e com albinismo.

O anúncio foi feito na noite de sexta-feira, pela própria esposa do Chefe de Estado, durante o encerramento da I Reunião Nacional de Planificação do seu gabinete, realizada na cidade de Nampula, que contou com a participação dos cônjuges dos secretários de Estado e governadores provinciais.

Na ocasião, Gueta Chapo destacou que, apesar dos desafios, o trabalho desenvolvido pelos coordenadores provinciais do seu gabinete tem sido relevante no apoio ao desenvolvimento infantil, no empoderamento da rapariga e da mulher, bem como no acompanhamento às pessoas idosas carenciadas e às que vivem com deficiência ou albinismo.

A reunião, segundo explicou, permitiu uma avaliação aberta e participativa sobre o funcionamento dos gabinetes dos cônjuges ao longo dos nove meses do presente ano, abordando ainda questões relacionadas com as casas protocolares, o papel da comunicação e da imagem institucional, e as Normas de Protocolo de Estado, traçando-se igualmente as perspectivas para 2026.

“Ao longo desta Primeira Reunião Nacional, tivemos em consideração a nossa realidade nacional e as condições específicas de desenvolvimento de cada província”, salientou Gueta Chapo.

Acrescentou que, apesar dos avanços registados, foram identificados preocupações e constrangimentos nos gabinetes provinciais, os quais foram sistematizados numa Matriz de Recomendações, documento que servirá de instrumento orientador para superar os desafios futuros.

“Partilhámos experiências que serão úteis como plataforma para a consolidação e aperfeiçoamento das nossas actividades”, concluiu.