A Nacala Logistics, empresa concessionária da linha férrea do Corredor de Nacala, implementou uma medida inovadora para reforçar a segurança nas passagens de nível mais críticas ao longo da estrada. A cada passagem, a empresa colocou dois monitores sociais que trabalham 24 horas por dia, com o objectivo de prevenir acidentes ferroviários.
Segundo a empresa, sete passagens de nível foram identificadas como particularmente vulneráveis e merecem atenção prioritária.
O porta-voz da Nacala Logistics, Sérgio Paunde, explicou que a iniciativa surgiu após um acidente registado numa passagem de nível em Namigonha, no distrito de Ribàué.
“Os monitores sociais estão equipados com cones e bandeirolas. Sempre que um comboio estiver a cinco quilómetros da passagem, o nosso centro de controlo contacta o monitor, que se posiciona na linha e orienta automobilistas, motociclistas e outros utilizadores a parar até que o comboio passe”, detalhou Paunde.
O porta-voz reforçou que o principal objectivo é proteger vidas humanas e garantir a segurança dos bens transportados nas viaturas. “Estamos a tomar estas medidas para reduzir ao mínimo os casos de atropelamento e abalroamento. Queremos zerar os acidentes neste tipo de situações”, sublinhou.
Dados da empresa indicam que, desde o início do ano até outubro, foram registados 22 acidentes ferroviários. Apenas em Outubro, contabilizaram-se 13 casos ao longo da linha férrea.
