Portugal pronto para apoiar revitalização turística da Ilha

Portugal pronto para apoiar revitalização turística da Ilha

O Embaixador de Portugal em Moçambique, Jorge Monteiro, considera que o aproveitamento sustentável e qualitativo das potencialidades turísticas da Ilha de Moçambique — primeira capital do país durante o período colonial — pode contribuir significativamente para o desenvolvimento social e económico da província de Nampula e, eventualmente, de todo o norte de Moçambique.

Falando recentemente naquela cidade insular, durante uma conferência de imprensa, o diplomata sublinhou que, para materializar esta visão, a Ilha de Moçambique, reconhecida como Património Mundial da Humanidade — precisa investir na reabilitação e conservação das suas infra-estruturas, bem como capitalizar os ganhos provenientes da promoção turística, de forma a gerar oportunidades sociais e económicas para os seus habitantes.

Monteiro manifestou total disponibilidade do Governo português para apoiar iniciativas que visem a valorização do potencial turístico da Ilha, afirmando que este é um dos projectos mais emblemáticos que Portugal acompanha em Moçambique.

“Tenho a certeza de que a Ilha de Moçambique pode tornar-se num dos principais focos de atracção turística do norte do país, quiçá de todo o território nacional. Para isso, podem contar com Portugal”, assegurou o diplomata.