UniRovuma gradua mais de 200 técnicos superiores

UniRovuma gradua mais de 200 técnicos superiores

A Universidade Rovuma (UniRovuma), com sede na cidade de Nampula e representações em Lichinga e Montepuez, nas províncias de Niassa e Cabo Delgado, respectivamente, graduou esta quinta-feira 210 técnicos superiores, entre licenciados e mestres, nas áreas de formação ministradas pela instituição.

O Secretário de Estado na Província (SEP), Plácido Pereira, que dirigiu a cerimónia, assegurou na ocasião que o Governo continuará a investir no sector da Educação, de modo a permitir que as instituições de ensino, sobretudo as de nível superior, formem quadros cada vez mais qualificados, capazes de participar de forma proactiva na promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país.

Pereira instou a Reitoria da UniRovuma a reduzir as disparidades regionais e de género no acesso ao ensino superior, bem como a prosseguir com os objectivos que motivaram a criação da instituição no norte de Moçambique.

Dirigindo-se aos graduados, o governante explicou que a missão da Universidade Rovuma é formar técnicos superiores de qualidade, capazes de contribuir para o desenvolvimento sociocultural, económico e sustentável do país.

Essa missão, reforçou, deve assentar em pilares como a pesquisa científica e a extensão universitária, garantindo que a UniRovuma se afirma como uma universidade de excelência, focada na formação de profissionais competentes, críticos e inovadores.

Expressou ainda confiança de que os recém-graduados receberam uma formação sólida, alinhada com os padrões nacionais e internacionais.

O SEP recordou que o país, e particularmente a província de Nampula, tem sido afectado por eventos climáticos extremos, com impactos severos sobre a vida das populações. Por isso, manifestou a expectativa de que os graduados usem as competências adquiridas na academia e nas suas pesquisas para desenvolver soluções resilientes que contribuam para reduzir os efeitos dos desastres naturais.

Numa mensagem apresentada durante a cerimónia, os graduados destacaram que não estão alheios à realidade que afecta o país em diversos domínios, com particular destaque para os ataques terroristas, e manifestaram solidariedade para com as populações afectadas por este fenómeno.