Nampula recebe mais de três mil carteiras escolares

Nampula recebe mais de três mil carteiras escolares

O Sector da Educação, na província de Nampula, projecta, para o presente ano lectivo, a alocação de mais de três mil carteiras escolares, com vista a reduzir o número de alunos que assistem às aulas sentados no chão, situação que, segundo o sector, afecta negativamente o processo de ensino e aprendizagem.

A informação foi avançada pelo director provincial da Educação em Nampula, William Tunzine, que, no entanto, não precisou o número total de alunos que irão beneficiar do mobiliário escolar.

O responsável fez saber que, no ano passado, foram distribuídas na província 2.836 carteiras, das quais 755 simples e 2.081 duplas, que beneficiou cerca de 11.294 crianças.

Entretanto, outros dados indicam que, no presente ano lectivo, o sector da Educação prevê contratar 3.812 novos professores para responder ao crescimento da população escolar.

Entretanto, apesar destes esforços, a província continuará a registar um défice significativo de docentes, estimado em cerca de 12 mil professores. Refira-se que, no ano passado foram contratados cerca de 852 novos professores, e actualmente a província conta com um total de 27.090 docentes e 2.900 alfabetizadores voluntários”, explicou Tunzine.