Acidente ferroviário mata duas e fere sete pessoas

Acidente ferroviário mata duas e fere sete pessoas

Um acidente ferroviário do tipo descarrilamento, ocorrido na tarde da última sexta-feira, na zona de Murissa, em Cuamba, província do Niassa, causou a morte de duas pessoas e ferimento de 7 (todas crianças), entre ligeiros e graves.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, pois a Nacala Logistics, empresa responsável pelo serviço de transporte de carvão, mercadorias e passageiros no Corredor de Nacala, ainda não se pronunciou. Entretanto, sabe-se que o Comboio acidentando estava carregado de Carvão e fazia o trajecto Moatize- Nacala-à-velha.

Em comunicado de imprensa a Nacala Logistics a empresa lamentou o sucedido e diz estar a acompanhar de perto o acidente para dar todo o suporte necessário as famílias efectadas, pois, neste momento, são a principal preocupação.

“Com profunda consternação, a Nacala Logistics tomou conhecimento de que o descarrilamento de uma composição de vagões, ocorrido na Província de Niassa, deixou duas vítimas mortais e outros 7 feridos, dos quais dois foram evacuados por meios aéreos para Maputo a fim de receber a atenção necessária, e cinco receberam alta no Hospital Provincial, após atendimento” – lê-se no comunicado.

Ainda no documento, a empresa refere que está em contacto com todas as autoridades, comunidades da região e familiares para saber se há alguma pessoa não contabilizada. “Até ao momento, não temos conhecimento, por parte das referidas autoridades, comunidades e familiares, de nenhum desaparecido. A empresa continua a acompanhar toda a situação de perto e a apoiar todas as vítimas e familiares, prestando nomeadamente apoio psicológico” – acrescenta.

Contudo, até que as condições de segurança estejam garantidas, a circulação de comboios de passageiros, carvão e de carga, no troço em questão, fica interdita.