O Jardim Parque dos Continuadores, situado na zona nobre da cidade de Nampula, e actualmente único espaço aberto reservado à recreação e outro tipo de lazer para crianças, jovens e adultos na urbe, está a ser alvo de um acentuado vandalismo, principalmente das suas bancadas, redes de protecção e outras infra-estruturas, protagonizado por desconhecidos durante a calada da noite.
Essa vandalização acontece depois de aquele espaço ter beneficiado de obras de envergadura de restauração, feitas durante o mandato do falecido edil Mahamudo Amurane. As obras foram desencadeadas depois de o local se encontrar durante muito tempo em estado lastimável de conservação.
Essas obras consistiram essencialmente na renovação e/ou construção de dezenas de bancadas, pavimentação de toda a área do jardim, electrificação da área, reabilitação de balneários públicos e do sistema de irrigação da relva, melhoria de alpendres e outras infra-estruturas.
Com a nova gestão do município da cidade de Nampula, encabeçada pelo edil Paulo Vahanle, este prometeu que iria dar continuidade ao mesmo tratamento que o Jardim Parque dos Continuadores vinha merecendo no mandato do autarca falecido, o que de facto veio a acontecer.
Mas, de há um tempo a esta parte, o jardim voltou a ter a má “sorte” que teve em tempos idos, devido sobretudo à vandalização das suas infra-estruturas, situação que transparece que a edilidade não está interessada em tomar medidas correctivas, deixando os residentes apreensivos.
A munícipe Ana João, frequentadora assídua do jardim, disse que para ela o estado de degradação daquele belo jardim que está a ser acelerado por pessoas de má-fé, que não querem que a cidade de Nampula tenha um jardim em condições, está a ser chocante, tendo em conta que é único local de lazer aberto na cidade.
“Hoje, o que poderia constituir um sítio de grande orgulho para os citadinos de Nampula, está a transformar-se num motivo de vergonha. Grande parte das bancadas foi destruída. Tínhamos uma vedação bonita de rede. O jardim está pavimentado, mas hoje em dia está a degradar-se porque além de corridas de motorizadas, também circulam aqui carros, o que devia não ser permitido. Alguém tem que parar com isto”, acrescentou.
O estudante universitário Manuel Timóteo defende que aquele local não merece ser tratado da forma que está a ser. Pois é um local que oferece não somente um bom ambiente de lazer, como também de estudos, por parte de estudantes de diversas universidades instaladas na cidade de Nampula.
“É necessário que haja quem trave a insensibilidade e o desrespeito de algumas pessoas da cidade de Nampula, por um património como este, que é de todos. Até porque este Jardim Parque dos Continuadores já foi e continua a ser referência na nossa cidade. Continua a ser um dos lugares históricos e cartão-de-visita da nossa cidade”, enfatizou.
Porém, a nossa reportagem constatou que mesmo com a vandalização que se acentua dia após dia, e esteja a perder a sua estética que havia sido resposta, o jardim continua a atrair muitos munícipes, particularmente estudantes universitários, crianças e jovens.
Na cidade de Nampula existiam outros espaços de diversão e lazer, e que foram concessionados a privados para a construção de infra-estruturas que não têm nada a ver com isso, nomeadamente Jardim Mucapera, Praça Destacamento Feminino e Mártires de Wiriamo.
Não foi possível a nossa reportagem ouvir o pronunciamento do Conselho Municipal da cidade de Nampula, instituição responsável pela gestão do jardim, por questões burocráticas.
