Os distritos da região sul da província de Nampula, nomeadamente Angoche, Larde, Moma e Mogincual, foram os primeiros a ressentirem-se de chuvas intensas e ventos fortes, na noite de ontem, que confirmavam a chegada da depressão tropical em Moçambique, previamente anunciada pelas autoridades meteorológicas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia – INAM, a depressão tropical pode atingir, na tarde de hoje, o estágio de forte tempestade tropical severa, com ventos que podem estar entre 90 e 120 km/h, afectando, depois de Nampula, as províncias da Zambézia, Tete, Manica e Sofala, no centro do país.
As cidades de Nampula e Nacala, bem como alguns distritos poderão ter um cenário de inundações em resultado das chuvas intensas que se espera venham atingir mais de 74 milímetros, em 24 horas.
Aliás, ao longo do dia de ontem, as populações de Nampula estavam apreensivas e muitas pessoas, sobretudo as que moram em habitações precárias, estavam a tomar medidas de prevenção, reforçando os tectos e criando melhores condições de segurança.
A estrutura administrativa e governamental da província foi activada, incluindo os Comités Operativos de Emergência nos distritos, priorizando-se a sensibilização das populações, para além de preparar locais seguros para acolher de forma provisoria os afectados, como salas de aula, casas de culto e armazéns.
As mensagens de alerta foram igualmente activadas para medidas de precaução ao circular pelas vias de acesso rodoviárias, pois a intensidade das chuvas pode cortar a transitabilidade em diversas zonas.
Todavia, a Administração Regional de Águas do Norte (ARA Norte) emitiu ontem um aviso, dando conta que a ocorrência de chuvas fortes pode determinar a subida acentuada nos níveis e aumento do volume de água nos rios, podendo atingir o alerta de algumas bacias hidrográficas, causando cheias e inundações, bem como erosão dos solos, afectado as vias de acesso, campos agrícolas e zonas residenciais.
