Pelo menos 400 mil famílias de deslocados internos, residentes em alguns distritos de Cabo delgado, receberam insumos agrários, constituídos por sementes, fertilizantes, enxadas e catanas. A acção foi levada a cabo pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER).
Este donativo foi disponibilizado aquando a monitoria da campanha agrícola em curso, em alguns distritos de Cabo delgado, nomeadamente Metuge, Ancuabe, Balama, Montepuez, Mueda e Muidumbe, realizada pelo vice-ministro do MADER, Olegário dos Anjos Banze.
Na zona norte de Cabo delgado, o governante constatou que alguns camponeses que haviam fugido das suas terras de origem, em busca de segurança em outros pontos da província, regressaram e já estão a trabalhar os solos para produção agrícola.
Numa avaliação breve, o governante diz acreditar que a campanha está sendo boa, e se a chuva continuar a cair com regularidade, haverá muita produção, que vai ajudar as pessoas a sair da actual situação de dependência de apoios. “Em todos campos visitados, vi o interesse da população em produzir a sua própria comida. As pessoas não perderam a esperança de dias melhores, apesar da situação imposta pelos terroristas”-disse Banze