Melhorou, nos últimos dias, o abastecimento de água à cidade de Nampula, mercê do aumento do nível de encaixe da barragem sobre o rio Monapo, situada na cidade capital provincial, e da operacionalização do projecto dos dez furos abertos em Namiteka.
Na primeira sessão extraordinária do Conselho Executivo Provincial de Nampula, realizada há dias, o porta-voz Silvino Moreno, garantiu que a barragem atingiu o seu nível de encaixe máximo, graças as recentes chuvas que caíram sobre a cidade de Nampula, nos últimos dias, sobretudo com a passagem da depressão tropical “ANA”.
De acordo com Moreno, o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) afiançou que, apesar de ter sido melhorado o problema de abastecimento de água, ainda existem alguns desafios, por exemplo o rompimento de algumas condutas, devido ao aumento da pressão. Esta situação tem provocado fugas de água ao nível dos bairros.
“O FIPAG informou, ainda, que, a solução definitiva do problema de água para abastecimento à cidade de Nampula passa pelo aproveitamento da água da barragem de Mugica, situada no distrito de Monapo”-disse Moreno.
Na reunião foram debatidas matérias ligadas à situação social, económica e política de Nampula.