A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, apreendeu, no último fim-de-semana, 100 mil meticais de notas de 200 e 500 meticais, consideradas falsas pela perícia. Em conexão com o caso, foram detidos quatro cidadãos, sendo três moçambicanos e um congolês.
Segundo o porta-voz do comando provincial da PRM, em Nampula, Zacarias Nacute, a detenção do grupo aconteceu quando as forças de defesa e segurança efectuavam uma revista de rotina, no posto de controlo sob rio Ligonha.
Os indiciados negam o seu envolvimento no caso. Segundo eles, apenas estavam a transportar as encomendas de Niassa para Nampula.
A adolescente, que se presume seja a pessoa a quem se destinava o dinheiro, assume que a encomenda contendo as notas falsas foi enviada pela sua irmã mais velha, que vive em Niassa.
“Eu havia pedido um telefone celular à minha irmã, que vive no Niassa, para usar nos meus estudos, mas quando fui receber a encomenda, encontrei uma outra caixa, que continha o tal dinheiro falso, e a policia disse que era minha e prendeu-me”-disse a indiciada.
Face a situação, a PRM, em Nampula, não descarta a possibilidade de estar em circulação na província, algumas notas falsas.