Mais de um milhão de crianças, em Nampula, serão a partir desta semana vacinadas contra a poliomielite, segundo deu a conhecer, há dias, o chefe do departamento de saúde pública, junto do serviço provincial da saúde, Geraldinho Avalinho.
Avalinho, que falava durante a reunião com vários representantes dos órgãos de comunicação social, para divulgação de mensagens a ter em conta, na elaboração das matérias sobre o assunto, explicou que a vacinação acontecerá como medida de prevenção, contra alastramento da doença, ante aos casos de Pólio Selvagem, recentemente detectados na República do Malawi.
De acordo com Avalinho, o lançamento da campanha de vacinação vai ser no dia 23 de Março corrente e a cerimónia oficial terá lugar no posto administrativo de Namicopo, arredores da cidade de Nampul.
Para sua operacionalização, ao nível da província de Nampula, o sector da saúde criou 1.750 equipas.
Disse ainda que, para além do facto de a campanha decorrer porta-a-porta, serão feitas feiras de saúde, junto dos locais de culto, para administração da vacina.
Poliomielite é uma doença contagiosa, causada por um vírus que pode infectar crianças, sendo que, em casos graves, pode levar à paralisia dos membros inferiores. O vírus transmite-se por via oral ao consumir substâncias contaminadas por fezes infectadas.