O Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que esteve a visitar o distrito de Rapale durante dois dias, segunda e terça-feira, desafiou aos produtores daquela região a aumentarem as áreas de produção de arroz, para que Rapale também apareça no mapa da diversificação agrícola.
Manuel Rodrigues falava momentos depois de ter visitado o campo de produção de arroz de Baleiras Jemusse, produtor local, numa área de 3.5 hectares, cujo rendimento esperado é de 4.2 toneladas.
Para o governante, é deveras encorajador ver os distritos do interior a produzirem arroz, para além da região do litoral, pois isso simboliza o interesse que os agricultores têm em garantir a segurança alimentar e a qualidade nutricional das suas famílias, porque o arroz faz muita diferença na variedade dos alimentos na mesa da população.
“Como sabem, grande parte do arroz que nós consumimos vem de outras províncias ou do exterior. Por isso, quero com esta nossa visita, desafiar Rapale para produzir ainda mais grandes quantidades de arroz para contribuir na produção de cereais na província” recomendou o governador.
Na sua opinião, se os produtores de Rapale conseguirem produzir arroz suficiente para alimentar a população da província, não será preciso, por exemplo, recorrer a Gaza ou outras regiões.
