Persiste o roubo de grelhas e tampas metálicas em Nampula

Persiste o roubo de grelhas e tampas metálicas em Nampula

Alguns munícipes da cidade de Nampula, numa mera atitude de vandalismo, continuam a roubar as grelhas e tampas metálicas instaladas por cima das valas de drenagem das águas pluviais e sistemas subterrâneos de saneamento, existentes em determinadas ruas e avenidas da urbe, acção que, entretanto, está a ser condenada por muitos, uma vez que periga a circulação de veículos e pessoas.

As incursões dos malfeitores afectam com maior incidência, as avenidas “25 de Setembro”, “Francisco Manyanga”, rua “Monomotapa”, Jardim “Parque Popular”, incluindo as imediações do edifício onde funciona o Conselho Executivo Provincial (CEP).

Alguns pedestres e automobilistas abordados pelo nosso jornal, para se pronunciar acerca da situação, acusaram o Conselho Municipal da cidade de Nampula, de não estar a fazer o suficiente, para travar o vandalismo.

Ernesto João, pedestre, disse que o roubo de grelhas metálicas é um problema antigo cujos protagonistas, há muito que deviam ter sido neutralizados e responsabilizados criminalmente, se houvesse vontade da parte dos gestores municipais.

“Em quase todas as avenidas é notório o roubo das grelhas e tampas metálicas. Este acto de vandalismo, em algum momento, condiciona a mobilidade de pessoas e bens, para além da saúde, devido ao cheiro nauseabundo que provém das manilhas que passam por baixo destas ruas e avenidas”, explicou João.

Catarina Delfino, também pedestre, disse, por seu turno, que o roubo das grelhas e tampas metálicas, veio juntar-se ao de degradação das vias de acessos, caracterizada por existência de um número interminável de buracos, provocados pelas chuvas que tem estado a cair nos últimos dias, para limitar cada vez mais, a mobilidade dos munícipes.

“É preocupante o que temos estado a assistir nos últimos tempos nas estradas da cidade, onde diariamente surgem novos perigos, desta feita resultantes do roubo de tampas metálicas. Onde anda o Conselho Municipal para repor a ordem?”, questionou Delfino.

Cardoso Basílio, automobilista, disse que tem a sensação que a edilidade não está com vontade de resolver os problemas que mais afectam e preocupam os munícipes, nomeadamente a reabilitação das vias de acesso, saneamento do meio, entre outros.

“Já passa muito tempo que Paulo Vahanle promete reabilitar as estradas da cidade. Aliás, a quando da campanha eleitoral, para as eleições autárquicas passadas, ele havia prometido que iria substituir as grelhas metálicas pelas de betão, mas até aqui, persiste o problema em metade da cidade”, acusou Basílio.

Como tem sido hábito, ninguém quis se pronunciar sobre este mal que apoquenta os citadinos de Nampula, por parte do Conselho Municipal.