As reclusas do Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres e Centro Penitenciário Aberto da Rex, na cidade de Nampula, beneficiaram na tarde desta quinta-feira de um apoio composto por kits de arroz, sabão, óleo da cozinha, açúcar, cadeiras e equipamentos de desporto.
As esposas do Governador da Província e do Secretário do Estado, através da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social promoveram o gesto, que estava previsto para se concretizar no dia 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, mas não foi possível devido a sobreposição de programas.
Para a Esposa do Governador da Província de Nampula, Ana Mimosa, o facto destas estarem presas, não significa que devem ser esquecidas na sociedade. “Apesar de estarem com peso da sentença, nós esperamos por elas para poderem dar o seu melhor fora deste estabelecimento, depois de cumprida a pena”, – disse Ana Mimosa.
Já a esposa do Secretário do Estado, Faustina Neto, encorajou as reclusas a olharem firmemente para frente e corrigir os seus erros, pois o facto de estarem a cumprir uma pena de prisão, não significa que está tudo acabado.
“Estar aqui como reclusas significa um princípio de mais uma etapa, assim que saírem, voltem a se inserir nas comunidades e desenvolver as boas maneiras que aprenderam cá”, encorajou Faustina Neto.
As mulheres reclusas mostraram a sua felicidade por terem recebido este apoio, que consideraram um gesto muito raro.
