Comunidades engajadas na melhoria da educação através de ensino bilingue em Nampula

Comunidades engajadas na melhoria da educação através de ensino bilingue em Nampula

O projecto Apoia a Ler! implementado pelo consórcio liderado pela ADPP (APRODER, h2n e a UniRovuma), em colaboração com o MINEDH e com financiado da USAID, realizou, na última sexta-feira, na cidade de Nampula, a cerimónia oficial de encerramento do projecto, após três anos de actividades em 12 distritos desta província.

O objectivo deste projecto era melhorar a qualidade de ensino e os resultados educativos das crianças, através da mobilização dos pais e encarregados de educação para assumirem um papel mais significativo na escolaridade dos seus filhos com recurso à educação bilingue em 750 escolas primárias.

 Falando na ocasião do encerramento do Programa, o Director Nacional do Ensino Primário, Telesfero de Jesus, disse que não considerava a cerimónia como sendo de encerramento do projecto, mas sim o fim de uma etapa.

 “ADPP está sempre presente nas nossas melhores opções de implementação dos vários programas da educação em Moçambique. O fecho do Apoiar a Ler não é o fim do programa. Temos que fazer o esforço de não perder as experiências adquiridas neste projecto, nas suas diferentes componentes como forma de combater o absentismo escolar” – acrescentou.

O representante da USAID, Rajú Lourenço, referiu-se que, a cooperação com o Governo Moçambicano através do Ministério da Educação já permitiu a execução de 10 projectos de leitura nas classes iniciais em diversas províncias do país e apelou o envolvimento de todos na sustentabilidade do projecto.

“Gostaríamos de realçar que, este não é o fim, mas sim o começo de outra fase de implementação, na qual o professores e gestores escolares, pais e encarregados de educação e toda a comunidade, replicarão tudo quanto foi trazido pelo projecto ao longo dos 3 anos, em prol do desenvolvimento das suas comunidades”.

Birgit Holm, que falava em nome do consórcio, explicou que o sucesso alcançado pelo projecto teve como um dos principais factores a entrega dos Mobilizadores Comunitários e os Apaixonados pela Aprendizagem que fizeram um trabalho brilhante junto às escolas na mobilização das comunidades e sensibilizando-as sobre a necessidade das crianças irem à escola e aprenderem mais.

Por seu turno, o Líder do projecto, Mário Pacate, manifestou a sua satisfação pelos resultados alcançados com a aplicação dos fundos do projecto para o bem-estar das comunidades abrangidas.

“Hoje estamos satisfeitos, porque sentimos que conseguimos impactar as vidas das comunidades” De acordo com Pacate, os actores envolvidos na implementação do projecto foram capacitados para persuadir os alunos sobre as uniões prematuras, gravidezes precoces e desistência escolar.