Trinta e três novos estabelecimentos de ensino do nível primário e secundário geral, actualmente em construção a nível dos distritos da província de Nampula, vão no próximo ano lectivo escolar entrar em funcionamento.
Para além deste número de infra-estruturas em construção, o sector da educação vai, igualmente, requalificar 85 estabelecimentos de ensinos para o seu funcionamento nos próximos tempos.
A Porta-voz da Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano em Nampula, Caetana Cunhete, explicou que com o lote dos novos estabelecimentos de ensino em construção, a província passará a contar com 2.350 escolas do ensino primário e 56 do nível secundário geral.
A responsável precisou que, o sector espera, ainda este ano, a conclusão de 247 salas de aula actualmente em construção, um esforço que visa retirar os alunos que ainda assistem aulas sentados ao ar livre.
Segundo apurou o nosso jornal, para viabilizar a construção e requalificação de estabelecimentos de ensino, o sector de educação prevê alocar aproximadamente 27 milhões de meticais.
Entretanto este esforço do sector de educação, na construção e requalificação de estabelecimentos de ensino do nível primário e secundário geral, enquadra-se no cumprimento do plano quinquenal do governo 2020-2024.
