Quatro professores do distrito de Meconta, na província de Nampula, foram processados disciplinarmente pelo serviço distrital de educação juventude e tecnologia local, por ausências constantes nas actividadess lectivas.
As ausências constantes foram registadas no primeiro semestre do ano m curso, sendo que aconteceram sem qualquer comunicação a direcção dos estabelecimentos de ensino, onde estão afectos.
Entre as causas por detrás das ausências, consta os estudos presenciais no ensino superior na cidade capital e portuária de Nacala, para além do envolvimento destes em actividade de moto-taxi com vista a garantir o sustento das respectivas famílias.
Esta situação, no entender do Director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Meconta, Tito Aleixo, tem concorrido para o absentismo escolar dos professores no seu posto de trabalho.
Tito Aleixo explicou que do número total de professores nesta situação, somente um recorreu da decisão tomada pelos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia de Meconta.
O responsável, explicou que alguns professores quando questionados pelos superiores hierárquicos sobre as causas da ausência aos respectivos postos de trabalho, justificam ter parentes doentes que, entretanto, necessitam de cuidados.
“Os colegas não conseguem justificar as suas faltas. E não justificando junto dos serviços distritais de educação, nós só temos que dar andamento aquilo que foi a realidade da escola” disse Aleixo.
O distrito de Meconta matriculou no presente ano lectivo escolar, um total de 79.789 alunos da 1ª a 12ª classe, assistidos por 1153 professores.
