Fartura de produtos mas a procura ainda é fraca em Nampula

Fartura de produtos mas a procura ainda é fraca em Nampula

Há poucos dias das festas do Natal e do fim de ano, os vendedores do mercado grossista do Waresta, localizado no bairro de Natikiri, cidade de Nampula, queixam-se da alegada falta de clientes, para compra de produtos de primeira necessidade.

“Aqui existe de tudo e há preços bons, mas infelizmente não estamos a ter clientes, como costuma ser habitual em períodos como estes. Talvez porque os salários ainda não começaram a sair. Vamos esperar talvez eles vão aparecer na última hora”, disse Atumane Mussa, vendedor de feijão manteiga.

Aldair Jossias, outro vendedor com o qual conversamos, também, assegurou que existem produtos em quantidades suficientes para fazer face às festas, afirmando que a mercadoria continua a chegar de vários pontos em grandes quantidades.

“Sabemos que a clientela espera fazer tudo a última hora. Esperamos que assim seja, porque do contrário, teremos muitos prejuízos, estou a falar de produtos como repolho e tomate, estes apodrecem com muita facilidade, quando ficam muito tempo sem ser comprados”, disse Jossias.

O chefe deste mercado, Inácio Pilo-Pilo, reconheceu que, de facto, a demanda está aquém da oferta, mas assegurou que se o cenário for invertido a última hora, as autoridades municipais e outros interessados estão preparados para fazer face a uma eventual tendência de agravamento de preços.

“Estamos organizados não apenas para controle de preços, mas também das balanças, para que não sejam viciadas”, disse Pilo-Pilo.

Lembre-se que, o sector da Indústria e Comércio na província de Nampula, anunciou recentemente, a disponibilidade de 5.9 milhões de toneladas de produtos alimentares diversos, nomeadamente arroz, farinha de milho e trigo, para responder a demanda da população, durante a quadra festiva de natal e fim de ano.