Neto pede fiscalização redobrada e permanente de preços em Nampula

Neto pede fiscalização redobrada e permanente de preços em Nampula

Com objectivo de prevenir eventuais casos de especulação de preços de produtos alimentares, especialmente, os considerados como da primeira necessidade, durante a festa do final de ano, o Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, instou a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e o sector da indústria e comércio a intensificarem as medidas de fiscalização nos estabelecimentos comerciais e mercados.

Neto fez esta exortação na terça-feira, depois de ter visitado a empresa “Novos Horizontes”, vocacionada na produção de frangos e ovos, localizada no distrito de Rapale, onde recebeu garantias de manutenção de preços daqueles produtos.

A visita, estava enquadrada nas acções de verificação e monitoria da disponibilidade de ovos e frangos de corte na empresa, que, para além de Nampula, abastece as províncias vizinhas de Cabo Delgado e Niassa.

Na altura, o governante recebeu garantia de disponibilidade de stocks para responder a demanda dos clientes, e ficou impressionado pela linha de produção de frangos e ovos, instalada pelos proprietários da “Novos Horizontes”, que para além de criação, abate, igualmente, incorpora a componente de conservação.

Para Jaime Neto, o INAE e sector de indústria e comércio não devem estar apenas atentos aos preços de frangos e ovos, como também de outros produtos considerados como sendo da primeira necessidade.

Por sua vez, a representante da Novo Horizontes, Luísa Serra, indicou que aquela empresa produz semanalmente 80 mil toneladas de frango, quantidade que este ano serviu para abastecer não só Nampula, como também Niassa, Zambézia e Cabo Delgado.