Descargas eléctricas matam cinco pessoas em Nampula

Descargas eléctricas matam cinco pessoas em Nampula

Cinco pessoas morreram ao longo dos últimos dias, na província setentrional de Nampula, devido às descargas eléctricas e arrastamento por águas das chuvas, que tem estado a cair neste ponto do país.

Dados avançados ontem pela delegada provincial do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD), em Nampula, Anacleta Botão, indicam ainda que 71 casas foram totalmente destruídas pelas chuvas.

Os distritos mais afectados pelas descargas eléctricas, correnteza de água e inundações são o de Malema, Moma, Mongicual, Mogovolas, Ribàué, Nampula e Nacala, onde decorrem trabalhos de levantamento dos estragos causados.

Botão referiu, por exemplo, que no distrito de Nampula, há famílias que estão igualmente desabrigadas, por causa das chuvas que caíram no Domingo e que o INGD e os governos distritais têm estado a prestar assistência às comunidades afectadas.

A fonte fez saber que aquela instituição está a levar a cabo algumas acções que consiste no pré-posicionamento de meios no terreno, de garantia de transitabilidade em alguns troços afectados pelas chuvas, nomeadamente em Nacala-à-velha e Liupo, para além de embarcações, em número de três, para Nacala