Um grupo de transportadores semi-colectivos de passageiros, que explorava a rota Coqueiro – Mucuaxe, no posto administrativo urbano de Muahivire, arredores da cidade de Nampula, retiraram recentemente os seus veículos, devido ao mau estado da via, provocada pelas chuvas que tem estado a cair sobre a urbe nos últimos dias.
Dados apurados pelo Wamphula-fax dão conta que das dez viaturas de transporte semi-colectivo de passageiros, que antes exploravam aquela rota, actualmente apenas duas continuam a exercer as actividades.
De acordo com Isaura Antunes, residente no bairro Muhala Belenenses, para chegar ao povoado de quatro hora, onde tem sua machamba, é difícil nos dias que correm.
“Os chapas abandonaram a via porque está muito esburacada, o que faz com que seja difícil circular de carro. Antes, era só chegar na paragem e entrar no carro, porque eles é que ficavam à espera dos passageiros, mas agora o cenário mudou, quem fica à espera somos nós passageiros”, lamentou Antunes.
João Gomes, residente do bairro de Namiteca, contou que as duas viaturas, que ainda fazem o transporte de pessoas e bens, não são suficientes para responder a demanda.
“Estamos com medo que os donos destas duas viaturas decidam, de um dia para outro, deixar de fazer aquela rota. Pelo estado em que se encontra a estrada, se eles tomarem tal decisão não vai surpreender ninguém”, disse Gomes.
Um dos transportadores semi-colectivos de passageiros, que disse se chamar Estevão, confirmou que apenas duas viaturas faziam aquela rota.
“Por causa dos buracos, os motoristas têm receio de estragarem as suas viaturas e isso traz muitos prejuízos”, disse Estevão.
O Wamphula-fax soube que, em 2022, durante as festividades do dia da cidade de Nampula, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula havia prometido asfaltar aquele troço.