Idosos sem subsídios há dois anos em Mogovolas

Idosos sem subsídios há dois anos em Mogovolas

No distrito de Mogovolas, em Nampula, os idosos estão há dois anos sem receber os subsídios mensais, que eram pagos pelo governo, através da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social, no âmbito do Programa de Subsídio Social Básico.

A nossa reportagem apurou, ainda, que, além de idosos, a situação de não pagamento de subsídios abrange ainda as crianças (0-2 anos), que estão há um ano sem receber nenhum centavo e líderes comunitários, com 19 meses sem subsídios.

“Estamos há 19 meses sem pagar os líderes comunitários, 2 anos sem dar subsídios de idosos, e mais de um ano sem dar subsidio a crianças. Estamos a ter barulhos de subsídio de Covid-19. Estamos com o barulho de PAS, onde somente foi pago um mês, isso tudo está a criar mau estar no seio da população”, disse Emanuel Impissa, administrador do distrito.

Na ocasião, o governante lamentou-se do facto de alguns parceiros não serem sérios com a efectivação de alguns projectos, o que dificulta a concretização do plano económico e social de Mogovolas.

“Estamos há, sensivelmente, dois anos que algumas salas mistas, construídas no âmbito de emergência da pandemia da Covid-19, não estão a ser concluídas. Tudo isso porque o dinheiro não está a ser disponibilizado aos empreiteiros”, disse Impissa, alertando para a degradação precoce das salas.

A directora provincial do Género, Mulher e Acção Social, em Nampula, Albertina Ussene, apresentou como justificativa a falta de disponibilidade financeira, referindo que alguns distritos receberam os subsídios para as crianças, mas o dos idosos nenhum dos 23 distritos da província recebeu ao longo do ano de 2023.

Explicou que, em relação ao subsídio de criança, foram pagos apenas cerca de 30.733 meticais. “E claro que nem todos os distritos receberam. Aliás, os períodos também foram distintos. Uns começaram antes e outros mais tarde, razão pela qual temos alguns distritos com seis meses já pagos e outros ainda não”, disse Ussene.

Relativamente ao Programa de Acção Social (PAS), revelou que foram planificados 29.519 beneficiários e inscritos em todos os distritos, mas que, infelizmente, segundo ela, só 5.608 foram pagos.