A cidade de Angoche, no estremo sul da província de Nampula, está a ser assolada por diarreias nos últimos dias, que já levaram a morte de pelo menos duas pessoas, segundo confirmação das autoridades de saúde, que, no entanto, negam a presença da cólera.
O director do Hospital Rural de Angoche, António Munissa, confirma os dois óbitos e fala de 243 casos cumulativos, revelando que até ontem estavam em isolamento nove pacientes, quatro dos quais crianças, padecendo de diarreia.
“O processo de isolamento é o mecanismo encontrado para controlar o contágio da doença e o respectivo tratamento”, referiu a nossa fonte, acrescentando que os dois óbitos são de doentes que entraram num estado grave.
A fonte explica que foram colhidas amostras para análise, mas deram negativo, o que significa que não existe sinal de cólera e as diarreias resultam do tempo chuvoso e assegura que existem medicamentos para o tratamento da doença.
A fonte disse que está a decorrer um trabalho de sensibilização e pulverização de residências, levado a cabo pelos profissionais de saúde nas comunidades com vista a redução do contágio da doença, facto que está a registar resultados satisfatórios.
