Mais de 1200 postos de recenseamento eleitoral criados em Nampula

Mais de 1200 postos de recenseamento eleitoral criados em Nampula

Arranca hoje, 15 de Março, o recenseamento eleitoral de raiz em todos os distritos sem autarquias locais e actualização nos distritos com autarquias locais, para a população com idade eleitoral activa, no âmbito das Eleições Gerais –  Presidenciais e Legislativas, e dos Membros das Assembleias Provinciais e do Governador de Província, agendadas para ter lugar no dia 09 de Outubro do ano em curso.

No concernente ao processo de actualização nos distritos com autarquias, serão abrangidos os cidadãos que não se puderam recensear em 2023, para os que perderam os seus cartões de eleitores, mudaram de residência e para os que tenham anomalias no seu cartão.

Na província de Nampula, com 23 distritos, a projecção de adultos em idade de votar no processo eleitoral deste ano é de 4,3 milhões potenciais eleitores, que serão atendidos por 1021 brigadas nos 1262 postos de recenseamento criados pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral – STAE. Cada brigada deve tentar registar 4214 pessoas.

Uma nota da Comissão Nacional de Eleições, refere que as brigadas abrem às 7 horas e encerram às 18 horas, durante os 45 dias de duração do processo.

Para além das brigadas fixas, o documento explica que haverá algumas brigadas móveis a cobrir determinadas áreas, a fim de se reduzir a distância entre a residência e o posto de recenseamento.

“Por isso, não há razão para que os nossos compatriotas não obtenham o cartão do eleitor ”-refere a nota.

Deste modo, são exortados todos os cidadãos com dezoito anos de idade completos ou a completar na data da realização das eleições, a promoverem a sua inscrição o mais cedo possível, nos postos de recenseamento mais próximos das suas residências, para garantir o direito de eleger ou ser eleito, para além de se fazerem presentes aos postos de recenseamento, logo nos primeiros dias, por forma a não deixarem para última hora, porque só assim serão evitados casos de congestionamento nos postos de inscrição.