O Centro de Saúde do bairro da Muhala-Expansão, uma das unidades sanitárias de referência ao nível da cidade de Nampula, terá uma mova enfermaria de atendimento aos doentes com tuberculose, segundo deu a conhecer a directora daquela unidade sanitária, Fátima Ambasse.
A nova infra-estrutura, cujas obras de edificação iniciaram há dias, vai fazer com que o centro responda com eficiência e eficácia as exigências que se impõem no atendimento dos doentes que padecem da tuberculose.
“É mais um desafio em relação a esta enfermaria, porque na realidade há uma necessidade de termos essa infra-estrutura tendo em conta a demanda de doentes que atendemos aqui, aliás, por dia atendemos 12 a 13 pacientes”, explicou.
O abandono do tratamento da tuberculose constitui um dos problemas que preocupa as autoridades sanitárias da província de Nampula, porquanto essa situação faz com que os doentes depois se tornem fármacos-resistentes.
O centro de saúde da Muhala Expansão funciona com várias especialidades, com destaque para estomatologia, fisioterapia, Raio-X, aconselhamento e testagem em saúde, serviços de tuberculose, de urgência, banco de socorros e emergência, de maternidade e farmácia, e atende uma média de 2200 doentes por dia.
