Um total de 79 Tartarugas da espécie “Astrochelys Radianta”, protegida por lei no país para sua captura e comercialização, foram apreendidas na última sexta-feira, 05 de Fevereiro, na cidade da Ilha de Moçambique, na província de Nampula, pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal, SERNIC.
Dados em nosso poder indicam que esta espécie de Tartaruga é proveniente de Madagáscar e tem um grande valor económico, ou seja, cada tartaruga é comprada no mercado ao valor mínimo de 50 mil meticais.
Para sua apreensão foi graças a denuncias que a Procuradoria distrital da Ilha de Moçambique vinha recebendo, o que levou esta instituição estadal a acionar a SERNIC para desencadear uma investigação que culminou com a apreensão deste recurso marinho valioso.
“A Procuradoria vinha recebendo denúncias sobre a existência de um cidadão na Ilha de Moçambique que fazia a recolha desses animais proibidos. Fez-se um trabalho de verificação, e depois de confirmarmos as denúncias emitimos um mandato de busca e apreensão das tartarugas” – explicou a porta-voz da SERNIC em Nampula, Enina Tsinine.
Falando sobre o caso, o procurador de extensão criminal a nível provincial de Nampula, Ali Tequi, explicou que em termos legais o cidadão, que foi encontrado com este tipo de espécie marinha protegida, cometeu um crime com pena que varia de 12 a 17 anos de prisão maior.
