Transbordo do rio Meluli mata 16 pessoas em Nampula

Transbordo do rio Meluli mata 16 pessoas em Nampula

Pelo menos 16 pessoas perderam a vida em consequência do transbordo do rio Meluli, na província de Nampula, como resultado das chuvas intensas que caem sobre esta região nos últimos dias.

Dados avançados pelo Instituto Nacional de Gestão de Desastres –INGD- delegação de Nampula, referem que um total de 9 mil pessoas foram afectadas pelas chuvas nesta província.

O Delegado do INGD em Nampula, Alberto Armando, referiu que maior parte das mortes aconteceram no distrito de Rapale, onde as águas daquele rio arrastaram garimpeiros que exerceriam a extração de ouro naquela região.

Armando, que falava durante a reunião semanal do Comité Operativo de Emergência, orientada pelo Secretário de Estado da província de Nampula, Mety Gondola, destacou que para além das mortes, houve destruição de salas de aulas, habitações, entre outros danos.

“Na área de educação, foram afectadas 170 salas de aulas, situação que poderá afectar 14.482 mil alunos”, disse Armando.

Para minimizar o sofrimento das populações cujas casas ficaram afectadas, o INGD providenciou rolos de plástico para cobertura, 1 tonelada de arroz, 50 quilogramas de feijões, entre outros mantimentos.